Nasce o Movimento

#BastaSerHumano é um movimento que nasceu de uma reflexão durante o ano de 2020, ano que a pandemia do Covid-19 transformou em um ponto de inflexão, de reflexão, de transformação. 2020 foi uma ano de perceber como a natureza ressurge quando o ser humano dá uma trégua. Quando paramos de correr, para enxergar e para pensar, pequenos sinais bastam. O azul do céu ou reaparecimento de animais, onde não podiam mais ser vistos, trouxe o alento.

Por outro lado, a tolerância a ataques ao patrimônio natural e social brasileiro foi ampla e profunda. Os índices de desmatamento e de queimadas cresceram de forma desenfreada e, além de avançar sobre os recursos naturais mais preciosos do País, alavancaram casos de injustiça social, violência no campo, problemas de saúde, empobrecimento das áreas produtivas e prejuízos econômicos.

Para nós, seres humanos, será que os fatos, as notícias, as histórias, as imagens não bastam para entender? Não basta ser humano para entender que a floresta em pé e a conservação da vegetação natural estão relacionados com a nossa saúde e bem-estar, com o que temos e consumimos em nossa casa, com prosperidade econômica e com um país mais justo para todos?

Nós acreditamos que basta ser humano para perceber os sinais, os sons, as meias palavras. Basta ser humano para compreender o impacto das nossas ações no meio ambiente e o impacto de seu desequilíbrio na nossa vida.

Diante de tantas reflexões, não podíamos fechar 2020 sem nos mover. Por isso, convidamos a todos os seres humanos para construir e participar conosco da campanha #BastaSerHumano em prol das florestas, do nosso verde, de uma produção sustentável e da justiça social.

Mas lembramos de que é preciso reforçar que o meio ambiente é de todos. Não é dos ambientalistas, dos agricultores, dos ativistas, dos políticos ou dos cientistas. É dos artistas, do feirante, da professora, da médica, do motorista, do operário, da empresária, de cada um e de todos nós, e que cada um pode contribuir com o que faz de melhor.

Nasce a Galeria

Essa galeria virtual nasceu dessa percepção, que o envolvimento de artistas em causas ambientais é essencial para alcançar mais pessoas e mostrar que meio ambiente não é “ só coisa de ambientalista ou de cientista”. Além disso, entendemos que cada um tem um papel importante na defesa ambiental e deve lutar com as armas que tem, e diante de tantos fatos insensatos de devastação, entendemos que o mais poderoso artefato do artista é a arte.

Todos os artistas da galeria disponibilizaram suas artes para exposição e livre compartilhamento, como uma forma de manifesto ambiental. Recomendamos fortemente que as artes sejam amplamente compartilhadas com os nomes dos autores.

Informações rápidas sobre a campanha

  • Esta é uma campanha digital e coletiva que busca promover a sensibilização social sobre as florestas e vegetações do Brasil por meio de peças publicitárias e artísticas.
  • Apesar de iniciada e coordenada pelo OCF, esta não é uma campanha do Observatório, mas sim de todos que estão participando.
  • As peças publicitárias da campanha são baseadas em jogos de palavras e na adaptação da frase "Para bom entendedor, meia palavra basta" e diversas organizações se envolveram na construção. Mais informações: https://observatorioflorestal.org.br/bastaserhumano
  • As peças artísticas são de artistas que voluntariamente aceitarem se engajar na campanha.

Envolva-se

  • Envolva-se! Faça o seu manifesto nas suas mídias sociais, em prol de um lugar mais humano e sustentável. Compartilhe as artes e cards do movimento e use a hashtag #BastaSerHumano
  • Quer participar ou simplesmente falar com a gente? Mande uma mensagem pelo Fale Conosco!

Vamos juntos dar um basta? #BastaSerHumano para abraçar essa causa!