Criola

Criola, natural de Belo Horizonte – MG, é uma das artistas mais proeminentes da arte urbana brasileira hoje, sempre mergulhando em pautas sociais e políticas, com pinturas e murais de grande formato que tocam na ancestralidade para expor e questionar os valores da sociedade contemporânea.

Graduada em Moda pela UFMG, regularmente se expressa a partir de texturas e padronagens, fruto de pesquisas de matrizes africanas. Em 2008, aos 18 anos, ingressou em uma escola de arte e, um pouco mais tarde, em 2012, começou a fazer as suas próprias pinturas.

Sua arte tem como inspiração a fora brasileira e a diversidade cultural que existe no Brasil, do índio, do negro, das rezas e lendas urbanas. Hoje a artista apresenta painéis de grandes formatos, as chamadas empenas, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Criola é a representação da miscigenação da mulher brasileira e sua assinatura reforça a importância do protagonismo feminino. Seus últimos trabalhos e pesquisas abordam a espiritualidade e um universo híbrido futurista, sem distinção ilusória entre seres humanos e natureza. Para que esse futuro exista, Criola acredita que devemos voltar às nossas raízes e honrar os povos ancestrais, pois eles são os detentores da sabedoria que nos reconectará com a nossa verdadeira essência.