Obras de arte
Beá Meira
Possui graduação em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (1985). Foi professora assistente na Faculdade de arquitetura da Universidade Católica de Santos (1994 – 2004) e coordenadora pedagógica da Universidade das Quebradas, curso de extensão da UFRJ (2011-2014). Professora, artista e autora de livros didáticos para disciplina de Arte, pela editora Scipione desde 2006. Ilustradora e designer em projetos de educação, teatro, música e cinema.
Cadeira Itaituba sobre tapete Tapajós
Compartilhe nas redes sociais:
Fazer DownloadFumacê
Pandemia e Antropoceno
Fumacê para curar o mundo do extrativismo
Os povos originários da América do Sul cogitavam sobre o caráter humano dos colonizadores, pois ao ver sua ganância com o ouro e a prata, imaginavam que comessem pedra.
Existem 796 áreas de extração de minérios a céu aberto no Brasil. Mais de 12 mil km2 de terras desencapadas por escavadores contumazes de buracos, que derrubam florestas milenares, poluem os rios e contaminam territórios imensos com a lama incontida de suas represas de rejeito. Estas empresas, na maioria das vezes, isentas de pagamento de impostos, exportam pedras e terras, montanhas inteiras são extraídas da nossa paisagem e carregadas nos navios atravessam oceanos para alimentar a fome da indústria mundial.